terça-feira, 31 de julho de 2012

Tarot



Tarot – Origem e conceito

O Tarot é um processo místico por via do qual se produzem oráculos. A origem do Tarot é incerta, sendo que se perdeu no horizonte dos tempos. Algumas fontes advogam que a sua origem remonta ao Antigo Egipto, sendo que outras dizem que na verdade terá tido origem na Europa aquando das invasões árabes,e  outras mesmo centram o surgimento desta pratica no Sec XVII/XIX como uma forma de jogo palaciano para entretimento de salão entre a aristocracia.
Seja como for, o procedimento que o Tarot usa para produzir oráculos, encontra-se retratado na Bíblia, o que faz pressupor que há mais de 5.000 anos que esse método é praticado, fosse com dados, fosse com lanças ou pedras. E que método é esse?
A Bíblia refere-se diversas vezes ao «lançamento de sortes» como forma de obter respostas de uma divindade. Eis alguns exemplos desse facto:
Os homens lançam dardos para tirar a sorte, mas a sentença vem de Deus

Provérbios 16,33
depois disseram uns aos outros:«vamos deitar sortes para ver quem é o culpado desta desgraça que nos esta a acontecer». Tiraram sortes, e ela caiu sobre Jonas

Jonas 1,7
Em seguida, fizeram esta oração a Deus: «Senhor, Tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar, no serviço do apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino». Então tiraram á sorte entre os dois. E a sorte recaiu sobre Matias, que foi juntado ao número de 11 apóstolos.

Actos Apóstolos 1,24-26

Ora, o Tarot obedece a esse mesmo método que se encontra descrito na Biblia, ou seja, através de um jogo de sorte, ( as cartas), que são tiradas ao acaso, (por isso: «lançamento de sorte»), obtem-se respostas oraculares sobre o passado, o presente e o futuro.
Cada carta do tarot chama-se «arcano», A etimologia do termo advêm do latim «Arcanu», que  significa «secreto», ou «segredo profundo», ou «mistério», ou «oculto». O Tarot tem por isso a função de desvendar aquilo que esta oculto. Há quem defenda que isso significa na verdade que o Tarot, (tal como a astrologia), tem a finalidade de revelar as energias, forças e influencias espirituais, ( invisíveis e ocultas), que se estão manifestando nas nossas vidas e fazendo-nos assim entrar pelos rumos de vida em que nos encontramos, e em que nos encontraremos.  

Ao faze-lo, o Tarot revela as grandes tendências que se estão manifestando na vida de uma pessoa,
revela o conjunto de forças espirituais que estão actuando sobre a sua existência, e permite dessa forma revelar verdades espirituais
e desenhar um mapa dos rumos que se podem tomar de forma a evitar a dor, a angustia, o tormento, a perda, optando por rumos que levam á harmonia, paz, felicidade e vitoria.

No séc. XVIII, Court de Gébelin (1725-1784) realizou estudos em que era sugerido que o Tarot remontava ás tradições místicas do Antigo Egipto, sendo que segundo a sua tese,  o Tarot provinha do conhecimento secreto dos mistérios do Antigo Egipto, sendo que os seus 22 arcanos encontravam correlação com os símbolos presentes no Livro de Thoth.

No Sec XIX, o grande ocultista Eliphas Levi (1810-1875) foi o primeiro a estudar profundamente e a sistematizar o Tarot, revelando que os seus 22 Arcanos maiores na verdade correspondiam ás 22 letras do alfabeto hebraico, e assim tinham uma estreita relação com os caminhos e forças espirituais
presentes na “arvore de vida” dos hebraicos. Assim foi possível entender que os arcanos do Tarot contem em si representações das forças e influencias espirituais que atravessam as nossas vidas, podendo-nos por isso ajudar a encontrar os bons rumos e facilitar-nos as escolhas que levam aos nossos desejos.
 Este mesmo principio de correspondência entre o Tarot e a Cabalah Hebraica, foi trabalhado pelo místico Papus (1865-1916) e mesmo por Aleister Crowley (1875-1947), nos seus trabalhos esotéricos e mágicos
Actualmente, em virtude dos trabalhos explorados pelos grandes místicos do sec XVI o sec XIX, podemos de forma clara entender as intimas relações existentes entre o Tarot, a astrologia, a numerologia e a Cabalah.
Sobre o Tarot
A totalidade das cartas do Tarot são setenta e oito:

22, são os arcanos maiores.
56, são os arcanos menores.
Os naipes são quatro: Pentagrama (ouro). Taças (copas). Gládios (espadas) e Bastões (paus)


Para entender melhor o funcionamento do Tarô como oráculo, é preciso saber que nele estão representados os quatro elementos do nosso planeta, com a forma dos naipes do baralho, como mostra o esquema abaixo:


Ouros ou moedas
Ar
Espadas ou gládios
Fogo
Copas ou taças
Agua
Paus ou bastões
Terra

Os Arcanos Maiores são constituídos por 22 cartas com figuras: 21 delas estão numeradas consecutivamente de 1 a 21 e existe também uma carta sem número ou com o valor zero, conhecida como o «Bobo» ou “O Louco” As 22 cartas correspondem às 22 letras do alfabeto hebraico.
Os Arcanos Maiores agrupam-se em três septenários (á excepção de O Louco) que exprimem os três âmbitos da experiência humana:

1º Septanário: reflecte a pessoa na sua relação com a sociedade
2º Septanário: reflecte a imagem da pessoa na sociedade
3º Septanário:  reflecte a verdadeira essência da pessoa, tanto no universo interior como em relação ao mundo




Os 22 ARCANOS DO TAROT

Arcano 0 ou 22- O Louco

Aspectos Positivos:
Este arcano anuncia Novos começos, novas aventuras, novas oportunidades, oportunidades ilimitadas, prazer, paixão, facilidades

Aspectos Negativos:
Se invertido, este arcano anuncia más decisões, indecisões, apatia, hesitação, escolhas erradas.


Arcano I - O Mago

Aspectos Positivos:
Este arcano anuncia pessoa com qualidades de criatividade, talento; também fala sobre a força de vontade

Aspectos Negativos:
Se invertido, este arcano fala-nos de fraqueza de Espírito, insegurança, anuncia atrasos.


Arcano II - A Papisa

Aspectos Positivos:
Este arcanos fala-nos da sabedoria, do conhecimento, de processos de aprendizagem,da intuição e do instinto, da virtude, e tabem pode anunciar alguma  falta de paciência, bem como um(a) professor(a)

Aspectos Negativos:
Se invertida, esta carta anuncia coisas que se desconhecem, ou ignorância, ou falta de compreensão, bem como adverte para egoísmo, mentiras.


Arcano III - A Imperatriz

Aspectos Positivos:
Esta carta anuncia acção e coisas que estão a passar-se, ou em desenvolvimento; também fala de satisfação pessoal, de prazer sensual, de assuntos de abundância, de fertilidade, ou de gravidez, ou de uma Mãe/Irmã/Esposa/mulher já madura.

Aspectos negativos:
Se invertida, esta carta anuncia estagnação, ou infertilidade, ou uma mulher interferente num assunto, ou de frustração, ansiedade, indecisão e mesmo infidelidade.

Arcano IV - O Imperador

Aspectos Positivos:
Esta carta revela a liderança de um homem, e anuncia assuntos legais ou financeiros ou de documentos, uma figura masculina madura como um Pai/irmão/Marido/patrão/professor, etc. Tambem anuncia assuntos de saúde, ou de estabilidade na vida.

Aspectos Negativos:
Se invertida, esta carta anuncia uma figura masculina demasiadamente dominante, ou imatura, assim como revela indecisão, emoções complicadas, mesquinhez ou egosimo ou falta de força


 Arcano V - O Papa

Aspectos Positivos:
Este arcano anuncia aconselhamento por parte de alguem bom ou especializado num certo tipo de assunto, assim como sabedoria, evolução, aprendizagem, protecção, auxilio de alguem bom, aprovação nos assuntos consultados.

Aspectos Negativos:
Se invertido, esta arcano traz revelações de  mentiras, falsidades, maus concelhos, intrigas, erros, impotência.


Arcano VI – os amantes ou os enamorados

Aspectos Positivos:
Esta carta anuncia sucesso no amor, paz e harmonia nos afectos, na família, assim como inícios de romance e a intensa vivência de um sentimento ou de um caso.

Aspectos Negativos:                            
Se invertida, esta carta anuncia rompimentos, inconstância, separações, indecisões, frustração amorosa, sentimentos fracos ou abalados por algo, traições e mentiras.


Arcano VII - O Carro

Aspectos Positivos:
Este arcano anuncia viagens, mudanças, evoluções, alterações, decisões que se exigem rápidas, o querer alcançar objectivos; este arcano fala tambem de alguem que se encontra distante, ou a alguma distancia, seja essa distancia física ou afetiva.

Aspectos Negativos:
Se invertido, este arcano traz consigo estagnação, derrota, desvio do rumo certo, cortes nos objectivos, perdas inesperadas, insucesso e falhanço num percurso ou num desejos. Derrota, perdas no último minuto, falhar, falta de sucesso


Arcano VIII - A Força

Aspectos Positivos:
Esta carta anuncia virilidade, convicção, magnetismo, força para enfrentar riscos e problemas, a determinação de alguem, força, coragem. convicção, energia, determinação, acção, heroísmo, virilidade

Aspectos Negativos:
Se invertida, esta carta traduz a doença ou fraqueza, a tirania ou injusta arbitrariedade, mesquinhez, falta de fé ou falta de forças, impotência, cobardia.


Arcano IX -  O ermitão

Aspectos Positivos:
Este arcano anuncia fé, ponderação, equilíbrio, paciência, prudência, sabedoria, um período de sabia espera, ou pessoa solitária.

Aspectos Negativos:
Se invertida, esta carta anuncia solidão, isolamento doloroso, imaturidade, irreflexão, actos precipitados ou impensados, impaciência e imprudência.


Arcano X - A Roda da Fortuna

Aspectos Positivos:
Este arcano anuncia o rumo do destino, mudanças rápidas na vida, novas oportunidades, mudança de sorte, ganhos, fim de um ciclo ou de um problema, eventos inesperados, avanços e progressos.

Aspectos Negativos:
Se invertido, este arcano anuncia uma mudança na sorte para mau destino, mais eventos que aparecem inesperadamente, falhas, perdas, interrupções, falências.


Arcano XI - A Justiça

Aspectos Positivos:
Esta carta anuncia assuntos legais, documentos, acordos, questões de papeis ou financeiras, honestidade, verdade, honra.

Aspectos Negativos:
Se invertida, esta carta anuncia desonestidade, falsos testemunhos, desacordos, desigualdades, intolerâncias, abusos ou injustiças, problemas financeiros ou legais. Na vida em geral, esta carta invertida traduz-se num passado carregado de negatividade e que tem implicações no presente e no futuro, assim como no amor este arcano invertido anuncia promiscuidade, ou a existência de muitas pequenas paixões.


Arcano XII - O enforcado, ou o dependurado

Aspectos Positivos:
Este arcano anuncia a inversão de uma situação, uma melhoria, uma mudança, uma alternativa.

Aspectos Negativos:
Quando invertido, esta arcano anuncia dificuldades, estagnação, sacrifícios, dor, prisão, insucesso em alterar o rumo dos eventos.


Arcano XIII - A Morte

Aspectos Positivos:
Esta carta anuncia uma evolução, mudanças profundas , uma alteração, uma fatalidade, um renascimento, a morte do velho para nasça o novo.

Aspectos negativos:
Perdas, mudanças negativas, enfermidade, doença


Arcano XIV - A Temperança

Aspectos Positivos:
Esta carta anuncia boas influencias, bons ventos que ajudam a chegar ao destino desejado, equilíbrio, família, associações ou parcerias harmoniosas, confiança, sucesso ou evolução de/em instituições.

Aspectos Negativos:
Desconfiança, ruina em projectos ou sonhos, falências, reprovações, desequilíbrio, conflitos, apatia, mas influencias e bloqueios.


Arcano XV - O Diabo

Aspectos Positivos:
Este arcano revela iluminação, espíritos positivos que ajudam, sucesso financeiro, um conjunto de situações estranhas, vitorias, emoções fortes.

Aspectos Negativos:
Quando invertido, este arcano revela obsessões, o Mal, maus espíritos, bruxaria, doença, vícios, homossexualidade, abusos, divórcio, infidelidades, má pessoa.


Arcano XVI- A Torre

Aspectos positivos:
Esta carta anuncia uma roptura com situações do passado, que tem fins libertadores, significando isso que o futuro que agora se avizinha se encontra livre dos fardos e aberto ao sucesso. O fim de uma situação é assim anunciado.

Aspectos negativos:
O desmoronar inesperado e súbito de algo, cortes no amor ou amizades, desastres, acidentes, falências, quedas, perdas e fins


Arcano XVII-  Estrela

Aspectos Positivos:
A estrela anuncia ajudas positivas, boas presenças espirituais, boa sorte, fé, amor e almas gémeas, boa saúde.

Aspectos negativos:
Se invertida, esta carta anuncia inexplicável má sorte, mas forças espirituais, sonhos que jamais se concretizam, atrasos e desequilíbrios.


Arcano XVIII- A Lua

Aspectos positivos:
Este arcano fala-nos dos sonhos, das fantasias, dos desejos mais ocultos, da intimidade feminina, da luxúria.

Aspectos negativos:
Quando invertido, este arcano fala-nos de ilusões, enganos, mas decisões, maus rumos e maus caminhos, medos, insegurança, falta de luz, desilusões, erros, perigos, magia negra ou feitiços.


Arcano XIX - O Sol

Aspectos Positivos:
Este arcano traz consigo a concretização de metas, a satisfação, o amor, a família, o casamento, a prosperidade.

Aspectos Negativos:
Se invertida, esta carta fala-nos de destruição do lar, problemas na família, rumos de vida errados, maus destinos, falta de amor, falsas amizades, solidão, problemas com filhos ou familiares.


Arcano XX - O Julgamento

Aspectos Positivos:
Este arcano anuncia pagamento de dividas, libertação do passado, evolução, mudanças que conduzirão a uma vida em que justiça será feita aos merecidos desejos e ambições, promoções, recompensas, reconhecimento

Aspectos Negativos:
Quando invertido, este arcano anuncia julgamentos, punições, dividas, penhoras, problema de saúde, roubos, prejuízos causados por terceiros.


Arcano XXI - O Mundo

Aspectos Positivos:
Este arcano anuncia abertura de portas aos planos, projectos e objectivos, pessoa com muita experiência de vida, triunfos.

Aspectos Negativos:
Quando invertido, este arcano anuncia derrotas, pessoa maldosa ou maquiavélica, bloqueios constantes aos planos e ambições, atrasos.



COMO LANÇAR AS CARTAS E FAZER O JOGO?


Lançamentos «sim» ou «não» de apenas 1 carta
Uma das mais interessantes questões sobre o Tarot, refere-se á sua capacidade de responder objectivamente «Sim» ou «Não» a perguntas muito directas. Há quem pense que o Tarot não oferece essa possibilidade, mas na verdade ela existe.
Assim, eis que um lançamento de uma única carta, pode esclarecer com uma resposta directa de «Sim» ou «Não» a uma pergunta. Basta para isso fazer um lançamento de apenas 1 carta. Usando a tabela abaixo indicada, obterá a resposta positiva ou negativa, ao mesmo tempo que usando do significado da própria carta que saiu, se confirmarão os factos que justificam a resposta.  Para consulta, eis a seguinte tabela.





Lançamento Cruz Celta:



CASA 1 - A situação presente
    Indica o meio que rodeia o consultante, ou as pessoas sobre as quais o consultante pergunta .

CASA 2 – O que levou ao problema
    Indica as circunstancias e obstáculos que conduziram ao problema sobre o qual o consultante esta perguntando, assim como o problema  que motivou a consulta.

CASA 3 - O que consulente sente sobre o problema
    Indica a forma como o consultante esta reagindo psicológica e emocionalmente ao problema que o trouxe á consulta.

CASA 4 - O passado
    Indica factos, eventos e situações que no passado ocorreram e que levaram ao problema que se vive no presente. 

CASA 5 - O que o consulente desconhece
    Indica situações, factos, eventos e verdades que o consultante desconhece, e que podem estar a impedi-lo de alcançar uma solução do seu problema

CASA 6 - O futuro
    Indica quais as influencias que se farão sentir futuramente, sendo que essas serão determinantes no desenrolar do rumo dos eventos e será com elas  que o consultante deverá contar.

CASA 7 - O consulente
  Indica os traços de personalidade do consultante, assim como a forma como ele reage e tenderá a reagir ao problema

CASA 8 -  O meio que rodeia o consultante Fatores ambientais
   Indica as circunstancias e pessoas que rodeiam o consultante, ou que estão directamente relacionados com o problema, ajudando e aprofundar a leitura obtida na carta 1

CASA 9 - O destino
    Indica o rumo que deve ser seguido de forma a que haja sucesso nos intentos do consultante, ou na resolução positiva de determinado assunto. 

CASA 10 - Resultado final
    Indica o resumo de toda a leitura, relativamente ao problema abordado.




Lançamento 9 cartas:



1 – Energia ou força espiritual que esta na sua vidal.

2 – O que você tem que desenvolver.

3 – Os obstáculos.

4 – O que está à favor.

5 – Possibilidades reais.

6 – O que vai acontecer ao longo do período.

7 – O resultado final.

8 – Passado recente.

9 – Futuro próximo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário