domingo, 7 de julho de 2013

Sonhos


Para os místicos, os sonhos são mensagens divinas. Para a Ciência, são manifestações de nosso inconsciente.

Depois de um dia inteiro de atividades e muito corre-corre, nada mais gostoso do que deitar a cabeça no travesseiro, fechar os olhos e dormir. Essas horas de repouso são absolutamente necessárias para que nosso organismo reponha as energias gastas.
Mas não é só. Quando mergulhamos no sono, começamos a viver um outro processo. É como se nossa mente nos levasse a um mundo misterioso, às vezes bom, às vezes desagradável, onde tudo pode acontecer: o mundo dos sonhos. Mas, afinal, o que são os sonhos? Por que eles acontecem?
As explicações variam muito, de acordo com nossos costumes e modo de vida. Para os religiosos, as imagens que nos visitam quase todas as noites são mensagens divinas ou demoníacas. Já os estudiosos da paranormalidade encaram os sonhos como a manifestação de poderes mentais que não dominamos quando estamos acordados - coisas como premonição, telepatia, etc.
Há também os estudos científicos. Os mais famosos foram apresentados pelos psicanalistas Sigmund Freud e Carl Jung.
Freud conclui que os sonhos são uma espécie de válvula de escape usada para realizarmos nossos desejos proibidos.
Jung foi ainda mais longe ao afirmar que os sonhos são também uma forma de expressão do inconsciente colectivo, que, segundo ele, é um oceano de formas, símbolos…

SEM DÚVIDA
Apesar de tudo o que se conhece sobre os sonhos, eles continuam a ser um desafio para a maioria de nós.

Algumas dúvidas, porém, já têm respostas científicas. Confira.

1. Todo mundo sonha?
Sim. Experiências em laboratório revelaram que temos os sonhos mais vívidos durante um tipo de sono chamado REM (do inglês Rapid Eye Movements, ou Movimento Rápido dos Olhos), quando o cérebro está activo, os olhos se movem de um lado para o outro debaixo das pálpebras e os grandes músculos do corpo estão relaxados. O sono REM ocorre a cada 90/100 minutos, 3 ou 4 vezes por noite, e aumenta de duração à medida em que a noite avança. O último período REM pode durar 45 minutos. Os sonhos menos vívidos ocorrem em outros períodos durante a noite.

2. Por que algumas pessoas têm dificuldades em relembrar seus sonhos?
Quase tudo o que acontece durante o sono - incluindo sonhos, os pensamentos que acontecem durante à noite e lembranças de quando se desperta rapidamente - é esquecido pela manhã. Existe algo relacionado com o fenómeno do sono, que dificulta lembrar o que ocorreu e muitos sonhos se perdem antes de serem anotados. Sono e sonhos também são afectados por uma grande variedade de drogas
e medicamentos, incluindo o álcool.

3. Os sonhos são coloridos?
A maioria é, embora quase ninguém o perceba. Aqueles que prestam mais atenção às cores enquanto estão acordados, provavelmente irão observar cores com mais frequência em seus sonhos.

4. É normal ter pesadelos?
Frequentemente, os pesadelos são causados por estresse, experiências traumáticas, dificuldades emocionais, drogas ou medicamentos, ou doença. Estudos recentes sugerem que as pessoas que têm pesadelos tendem a ser mais abertas, sensíveis, confiáveis e emotivas.

5. O que é sonho lúcido?
É quando você sabe que está sonhando. O termo foi cunhado por Frederik van Eeden, que usou a palavra "lúcido" no sentido de clareza mental.

6. Em que estágio do sono acontecem os sonhos lúcidos?
 Eles geralmente acontecem durante o sono REM.

7. Para que servem os sonhos lúcios?
Para você saber de seu potencial para aventuras e realização de fantasias. Voar é o prazer preferido em um sonho lúcido, tanto quanto fazer sexo. Muitas pessoas têm dito que seu primeiro sonho lúcido foi a experiência mais maravilhosa de suas vidas. O prazer do sonho lúcido, vem da sensação de total liberdade porque não existem consequências físicas para seus actos.

IMPRESSÕES
A partir daí, Jung criou a teoria do arquétipo (imagens que todos temos em nossas mentes), da persona ( a parte conhecida de nossa personalidade) e da sombra (a parte desconhecida).
Graças a Fred e Jung, a psicanálise passou a usar os sonhos como recurso terapêutico para ajudar a resolver nossos conflitos existenciais.

PARA LEMBRAR DE TUDO
Agora que você já sabe alguma coisa sobre os sonhos, resta solucionar uma questão. Como lembrar-se deles? Não é uma tarefa fácil, mas os seguintes exercícios podem ajudar bastante:

1. Comece tomando consciência de que você deseja lembrar-se dos sonhos quando acordar. Isso activa o mecanismo da memória.

2. Faça dos sonhos um tema constante de conversa em casa e com os amigos. Isso também estimula a memorização.

3. Não bloqueie as manifestações do seu inconsciente. Diga a você mesmo que está receptivo para sonhar seja lá com o que for.

4. Identifique o problema que o está afligindo e mentalize-o. Isso pode ajudar a resolvê-lo, durante o sono.

5. Mantenha sempre junto à cabeceira da cama lápis e papel para anotar seus sonhos. Se não gosta de escrever, use um gravador.

6. Ao acordar, movimente-se o menos possível. Fique do jeito que estava, enquanto dormia. Feche os olhos por uns dez minutos e tente reviver as imagens e símbolos de seus sonhos.

7. Quando for anotar os sonhos seja bem fiel a eles. No início, marque apenas os detalhes mais importantes. Com o tempo, eles serão enriquecidos.


8. A cada noite, releia o sonho anterior e volte a insistir na resposta ou no conselho que deseja receber de seu inconsciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário