sábado, 7 de julho de 2012

Instruções ao Iniciante


É fácil entender o porquê de as pessoas estarem confusas com o tema magia. Durante os últimos anos, Bruxaria e magia têm pipocado no cenário da cultura pop americana. Temos assistido a ''A Feiticeira'' por um bom tempo, mas foram ''Sabrina - uma bruxa Teen'', os filmes de ''Harry Potter'', ''O Senhor dos Anéis'', ''Charmed - Jovens Bruxas'' e ''Buffy, a Caça-vampiros'' que impulsionaram uma onda de candidatos ao estudo dessa religião, apesar do fato de que poucos destes têm alguma coisa realmente a ver com a Bruxaria. A coisa chegou a tal ponto que alguém, em algum momento, cunhou o termo ''Geração Hex'' para todos os adolescentes e jovens adultos na faixa dos vinte e poucos anos que se voltaram para a Wicca dada a torrente de informação e propaganda da magia na mídia. Há mais livros de Bruxaria no mercado do que nunca e mais de 6 mil websites relacionados  ao tema na Internet (porém o nosso é diferenciado, rs). Há programas de rádio sobre Wicca, organizações de suporte e difusão de cultura e conhecimento bruxo e igrejas Wicca certificadas pelo Estado. E existe até a ''Barbie Secret Spells'', completa com uma fantasia brilhante cheia de purpurina, caldeirão e ''pozinho mágico''. Esta certo que, tecnicamente, ela não é Bruxa, porém contribui para toda essa confusão.

Bem, você precisa se perguntar: Por que eu quero ser um bruxo ou wiccano? Se nos dizem que querem algum tipo de vingança contra seus ex-amantes, cozinhar caldeirões cheios de coisas tóxicas, fazer outros se apaixonarem por eles (se bem que eu conheço um ótimo feitiço para isso: se arrumar bem, fazer um penteado bacana e passar um perfume!), adorar o diabo ou voar em vassouras mágicas, nós lhe dizemos que, no momento, você está sem sorte e, polidamente, o sugerimos procurar um terapeuta.

Dentro da comunidade Bruxa há muita discussão (ou debate) sobre o que é ser Bruxo(a). Eu não me aprofundei muito sobre esse assunto aqui. Em vez disso, quero que este Blog sirva de base para entender o que é Bruxaria para que você possa decidir qual é a verdade para si mesmo.
       Para os propósitos deste Blog, apresento algumas definições:

* um bruxo é uma pessoa que segue o caminho religioso/espiritual da Bruxaria e já passou por uma iniciação  ou já se declarou formal e ritualisticamente;
* alguns bruxos usam as palavras Wicca e Bruxa intermitentemente, porém há bruxos(as) que não se consideram wiccas. Wiccanos são um subgrupo de bruxas;
* wiccanos e bruxos são subgrupos de um conjunto maior: pagãos. Pagãos são praticantes de religiões da terra. Muitos wiccanos e bruxas se consideram pagãos, mas nem todos os pagãos são bruxos e wiccanos. Os cristãos geralmente chamam de pagãos todos aqueles que não compartilham de sua fé, muçulmanos e judeus, todavia não é sobre essa definição que trabalharemos;
*nesse blog, quando usarmos o termo bruxaria, estaremos nos referindo ao que wiccanos e bruxos fazem: rituais religiosos e encantamentos. Quando usarmos o termo Bruxaria, estaremos nos referindo à religião em si.


Este Blog aborda os aspectos básicos dos mistérios e da prática da Wicca (Bruxaria moderna) e da Magia Contemporânea, pois não são todos que gozam de morar em uma floresta. Tudo em uma linguagem acessível aos não-iniciados, todavia sem deixar de fornecer vocabulário e atmosfera próprios dessa pratica tão misteriosa e fascinante.

Este foi feito para dar informações aos curiosos de plantão e também para formar um iniciante na arte da Magia. O Blog é organizado para servir de um curso de magia em vários níveis, por isso você deve começar a ler e praticar de acordo com o número dos tópicos, dispostos em ordem crescente. Nossa equipe disponibilizará todo o conhecimento necessário à prática, assim como livros, músicas e audios interessantes para Download, dentre outros  que o ajudará a captar o máximo do conteúdo aqui presente.
    Para um bom aprendizado, vamos trabalhar com assuntos tais como:

* Ética e princípios básicos da Bruxaria
* Recursos fundamentais da Bruxaria: energia, visualização, assentamento e proteção
* Trabalhando o transe, a meditação e o caminho
* O Livro das Sombras
* O círculo
* Os quatro elementos e as quatro direções
* Conhecendo os deuses 
* O Altar e ferramentas
* Dias sagrados e a Roda do Ano
* Colocando tudo junto: use o que aprendeu
* Magia ritual

É aconselhável que anote suas próprias observações e pesquisas diante ao aprendido, em seu caderno ou em seu Livro das Sombras, procurando sempre colocar a sua personalidade no que está fazendo. Isso é de extrema importância para a Bruxaria, pois esta é uma religião flexível que se molda pessoal e diferentemente a cada novo feiticeiro(a).

Depois de sua formação completa com esses estudos, você poderá ou não, de acordo com seus interesses ser iniciado na Bruxaria e partir disso você seguirá em frente sozinho, ou em um coven. Isso é o que queremos, que um dia não precise mais de nossa ajuda e siga seu caminho para ser um grande bruxo ou bruxa. Então, disponibilizaremos materiais para facilitar suas celebrações, como leituras, receitas, vários rituais e ótimas dicas. Bons estudos!


Para dúvidas, críticas ou conselhos, entre outros, deixe seu MSN ou Skype nos comentários, assim entraremos em contato o mais rápido possível.



3 comentários: