sábado, 7 de julho de 2012

O que é energia?



Toda a vida está tomada de energia. Como diz Obi Wan Kenobi sobre a Força no filme ‘’Guerra nas Estrelas’’, de 1977, ‘’É um campo de energia criada por todas as coisas vivas. Isso nos cerca e penetra. Isso mantém a galáxia unida’’. Ele poderia ter descrito aquilo que os bruxos chamam de energia de maneira análoga e semelhante. Para alguns bruxos, a energia e o que eu andei chamando de divindade são a mesma coisa: a força da vida. Para outros, a divindade é um ser sensível e a energia não é. Ainda, outros acham que a energia emana da divindade, ou vem da Deusa. Em muitos de seus livros, Scott Cunningham, um famoso autor bruxo, afirmou que existiam ao menos três tipos de energia, que ele chamou de poder: o primeiro é o poder pessoal, aquela energia que reside no corpo humano e é gerado por ele próprio; o segundo é o poder divino, a energia que vem dos deuses ; e o terceiro é o poder da Terra, a energia que se difunde e é gerada pela Terra. Esta é uma maneira bastante útil de pensar a energia na Bruxaria, desde que você se lembre de que, no fundo, estas três energias são três instâncias da mesma coisa, e diferem apenas no ponto de que residem e são geradas em diferentes origens. Não importa qual seja o ponto de vista pelo qual esteja olhando, muitos bruxos acreditam que tudo contém algum tipo de energia.

A energia é importante na Bruxaria. Bruxos treinam suas habilidades de sentir e ‘’ler’’ a energia para poder entender os ciclos da natureza de maneira mais efetiva para estar em harmonia com aquilo que os cerca e conseguir energia psíquica. Bruxos também acreditam que eles podem usar a energia para realizar mudanças, todo o cerne da magia.
Assim como outras coisas na Bruxaria, você deve acreditar que a energia existe em todas as coisas ou, pelo menos, manter a mente aberta, se você realmente quiser utilizá-la. É verdade que você pode sentir a energia ‘’por acidente’’, acredite você nela ou não. Se você já andou numa festa e sentiu a vibração do grupo, ou ficou numa igreja muito velha e sentiu a breve entoação do poder que foi dedicado ali ao longo dos anos de adoração e culto, então você já sentiu a energia. Se você já sentiu enjôo ou calafrios perto de alguém ou em um lugar sombrio, você também já sentiu a energia, porém esta, negativa. É bem mais fácil se você relaxar, se você desligar o seu Sr. Spock interno, e permitir a si mesmo sentir.

Para você continuar a leitura, você precisa fazer alguns exercícios bem simples e fáceis para sentir a sua própria energia e a de outros objetos. Clique e faça os EXERCÍCIOS 1 e  2.


A energia flui através do pensamento: visualizações

Uma vez que você já sentiu a energia, é possível começar a aprender como trabalhar com ela em um ritual, tornar-se mais familiarizado com a divindade, fazer magia e mudanças positivas na sua vida. O primeiro passo para fazer isso é aprender sobre visualização. Os bruxos usam a visualização constantemente na magia e no trabalho energético. Na Bruxaria, a visualização significa criar uma imagem para sua visão mental daquilo que você quer que aconteça.
Há uma ideia sobre magia de que ‘’a energia flui através do pensamento’’. Isso significa que se você criar e puder ver algo em sua mente, essa imagem atrairá energia, e o que quer que você visualize começa a se tornar realidade.

Isso não é o mesmo que a ideia maluca da Nova Era (leia mais sobre, aqui)  de que se todos nós dermos as mãos juntos e visualizarmos um mundo de paz, os exércitos do mundo abandonarão suas armas, todas as fronteiras serão banidas e todo o mundo será feliz. Visualização tem muito mais a ver com fazer afirmações.
Afirmações são colocações positivas que você repete constantemente para si mesmo para imprimi-las em seu subconsciente – aquela parte profunda e misteriosa do seu cérebro que opera num nível um pouco abaixo da sua mente consciente. Se você puder imprimir um conceito em sua mente subconsciente, então seu subconsciente vai trabalhar para que a ideia se torne realidade. Diferentemente da mente consciente, que é muito mais atada à vida cotidiana e provavelmente tem uma saudável dose de ceticismo, sua mente subconsciente acredita que tudo é possível. É muito literal. Quando você olha no espelho, e diz ‘’Eu vou perder cinco quilos’’, sua mente subconsciente diz ‘’Eu vou perder cinco quilos’’. Já sua mente consciente diz ‘’Isso só vai funcionar se eu cortar algumas guloseimas’’. A questão não é que a mente consciente não acredita em você, é que ela não aceita a sua colocação como verdade absoluta sem questionar. Já o subconsciente não tem esse tipo de barreira analítica.
Mas o subconsciente – essa coisinha enigmática – trabalha melhor com imagens do que com palavras. Então se você quer aprender a visualizar o que você quer que aconteça será muito mais fácil para sua mente digerir aquilo que você  deseja do que quando você diz isso em voz alta. Quando você forma uma imagem em sua mente – até mesmo na sua mente consciente - , isso começa a se tornar realidade para você. Quanto mais visualizar algo, mais real isso se tornará na sua cabeça. E quanto mais real isso for na sua cabeça, mais real será ao seu redor também.

Aqui vão alguns truques que você pode usar para melhorar a sua habilidade de visualização. Quando você estiver tentando, será interessante que comece em algum lugar calmo onde possa trabalhar sem ser perturbado, assim como você fez com os exercícios de sentir a energia. Ao longo do tempo, você ficará cada vez melhor em visualização até que possa fazê-lo em qualquer lugar, até mesmo em meio a grandes distrações. Mas quando você está apenas começando a treinar a sua habilidade, é melhor que você dê a si mesmo um pouco de paz e quietude.



Tente fazer agora, os EXERCÍCIOS   3 4  e  5 , e lembre-se: praticar, praticar e praticar, não basta apenas ler ou praticar apenas uma vez.






Nenhum comentário:

Postar um comentário