sexta-feira, 6 de julho de 2012

O ‘’querer’’ e a ‘’vontade’



O seu querer é exatamente o que você quer. Você quer um carro novo, um encontro com a Cameron Diaz ou um pouquinho de sorvete da Bem & Jerry’s *1*. Você quer coisas terrenas, tanto das mais triviais quanto das mais importantes. Sua vontade, contudo, é a força que te eleva à mais alta meta espiritual. Ela transcende a vontade. É aquela coisa que Joseph Campbell está se referindo quando diz ‘’siga sua ventura’’. A ‘’ventura’’ de Campbell é o conhecimento interior que te põe no caminho da vida e que te leva até o mais alto propósito espiritual e mundano. Na versão impressa de ‘’O Poder do Mito’’, ele afirma:

‘’Se você seguir sua ventura, você se coloca num caminho que sempre esteve lá, esperando por você, então a vida que você devia estar vivendo é aquela que você realmente está vivendo. Quando você pode ver isso, você começa a encontrar pessoas que estão nesse mesmo caminho de ventura, e ele abre portas a você. Eu digo, siga sua ventura e não fique com medo, e as portas se abrirão onde você sequer sabia que eles existiam.’’

O mesmo pode ser dito a respeito de seguir ou realizar sua vontade. Como você pode ver, isso é muito maior do que simplesmente dizer ‘’faça o que quiser’’.
O bom senso, com ênfase na Vontade, está te desafiando a agir de acordo com seu mais alto propósito; a incutir sua espiritualidade, onde quer que ela esteja, em sua vida como um todo. Está lhe dizendo para agir de acordo com aquele cerne espiritual quando for tomar suas decisões.Quando estiver de acordo com sua vontade mais intrínseca, você está em harmonia com a divindade. O foco é realmente em você, no seu bom senso, na sua vida, nas suas escolhas; não em alguém a quem você ode ou não fazer mal por meio de suas ações. É tudo uma questão de responsabilidade e autoconhecimento, o que é aterrorizante e assustador, porque você presta contas a si mesmo. O bom senso bruxo é tanto sobre ética como fortalecimento pessoal.

*1* Bem & Jerry’s é uma grande marca de laticínios, em especial, sorvetes, dos mais deliciosos e famosos nos Estados Unidos e em outros países e territórios do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário